Nuno Costa com 28 anos, natural de Cerva, conquistou no dia 2 de Outubro o Prémio de Jovem Compositor da Sociedade Internacional para a Música Contemporânea com a peça "Pater Noster".
A distinção do trabalho para coro "a cappella" a oito vozes foi atribuída ao Nuno Costa durante os "World Music Days" (Dias Internacionais da Música) que decorreu em Liubliana, capital da Eslovénia. É de salientar que é a primeira vez que o prémio é atribuído a um português.
“Pater Noster” foi considerada pelo júri como sendo uma peça de “contrastes, com uma forte linha direcional, mantendo a intensidade, desde o início até ao fim”.
A obra mostra uma “nítida intenção das ideias do compositor”, bem como uma “linguagem musical própria”, salientou o júri.
O compositor explicou que na obra “o texto do Pater Noster é usado em latim, mas a dinâmica da sua composição tem em conta a experiência da sua perceção em português”. “Interessa-me a forma própria da nossa forma de nos expressar (na linguagem falada) e os sons resultantes que vão além da fonética, tendo em conta a forma como são articulados e o que daí advém enquanto som”, referiu Nuno Costa.
O texto, inserido num contexto de música sacra, apresenta-se como um “desafio ainda maior”, considera o jovem compositor, frisando que “a aproximação ao texto sagrado é feita segundo a perspetiva de alguém que identifica a oração a partir da experiência coletiva da sua recitação”.
Foi com base neste princípio, que “a ideia musical foi desenvolvida, tendo em mente o conceito de multidão", explicou Nuno Costa.
O jovem compositor realça ainda que, “acima de tudo, há uma tentativa de explicar as diferentes condições do Ser, da condição temporal à espiritual”.
Nuno Costa estuda na Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma. Fez os estudos no Conservatório Real de Antuérpia e na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, no Porto. Acompanha de perto a obra do padre e compositor Joaquim dos Santos.
A sua música já foi apresentada em diferentes palcos da Europa, como no de Singel International Art Campus, Auditorium Parco della Musica ou Teatro la Fenice.
O seu percurso inclui ainda a participação em projetos artísticos multidisciplinares no Porto, onde algumas das suas obras foram interpretadas em igrejas. Entre 2007 e 2011 foi maestro do Coral de Chaves. Para breve está prevista a sua estreia naquele que é considerado o principal teatro lírico de Veneza, o "La Fenice", e a sua obra "Discursos" vai ser apresentada na Austrália.
R.R.
Parabéns Nuno...
Atualização em 08/01/2016:
O Jornal "Público" teve em votação a "P3rsonalidade do Ano 2015" até ao dia 4 de Janeiro. Entre os dez candidatos esteve o nosso compositor Nuno Faria Costa, como podemos ver em P3.Publico.PT nos resultados da votação!
O primeiro classificado e vencedor da "P3rsonalidade do Ano 2015" foi... Nuno Costa, com 3793 votos, com uma diferença de votação, do segundo de 1967 e do terceiro 2474.
Parabéns!
. Vila de Cerva - Boas Fest...
. Dia Nacional do Autocarav...
. IX Exposição Fotográfica ...
. Festa de Nossa Senhora de...
. Noites de Verão e Canda'F...
. Dia Internacional dos Mus...
. Prémios para Raça Bovina ...
. Vila de Cerva - Boa Pásco...
. Proclamação da Padroeira ...
. 7ª Edição da Rota do Póio...
. Vila de Cerva . Boas Fest...
. Nova Ponte Pedonal e Ampl...
. Datas do Cruzeiro da Inde...
. VIII Exposição Fotográfic...
. Preparação para a JMJ pas...
. Noites de Verão 2023 da V...