A Casa do Povo de Cerva, um dos belos exemplares da arquitetura portuguesa, construção anti-sísmica, edificada no ano de 1944, a pedido de Padre António Gonçalves Pereira André então presidente da assembleia geral e da qual António Mendes foi encarregado na sua construção, escriturário e fiscal, acolhe atualmente o Museu do Volfrâmio e Posto de Turismo.
Guia de Entrega de descontos para a Casa do Povo de Cerva, recebida por António Mendes
O “Vila de Cerva” foi visitar este Museu. Este edifício teve um conjunto de intervenções remodelativas desde 2013 a 2015, adquiriu de um conjunto de conteúdos tais como, uma coleção geológica, documentação, uma grande maquete topográfica da área mineira de Cerva e alguns utensílios referentes à atividade, especialmente referentes à sua extração. Aguarda ainda pela aquisição de uma Vagona do transporte proveniente das minas em fase de restauro, que passará muito em breve a ser parte integrante do mesmo.
Inaugurada a obra em 2016 só em 2018 é que abriu a exposição ao público.
Interior do Museu do Volfrâmio de Cerva
Quanto à atividade Mineira em Cerva como se sabe embora tivesse iniciado antes da I Guerra Mundial, o seu ponto mais alto de extração situou-se só no período da II Guerra Mundial. Fase áurea em que o volfrâmio chegou aos 1000$00 Kg! Dizia-se por cá que as pessoas "fumavam notas"! O Volfrâmio valia muito dinheiro.
Durante este período aqui houve muito emprego não só para os Cervenses mas também para os das terras limítrofes. Não foram só homens mas também senhoras que aqui trabalharam. Os homens em trabalhos mais duros e as senhoras em mais leves. A Senhora Luísa da Silva, foi uma de muitas mulheres trabalhadoras nas minas, esteve nas mesas de lavagem do Volfrâmio.
O “Vila de Cerva” encontrou mais ainda, durante a VI Exposição Fotográfica da Cerva na cidade do Porto, um ex funcionário, natural de Veade que trabalhou até ao fim da laboração destas Minas. Este Senhor, Silvério Machado começou aos 16 anos a trabalhar nas Minas de Cerva como apontador (tinha a responsabilidade anotar o peso de Volfrâmio por cesta e o número das mesmas que chegavam via teleférico vindas das minas de Adoria para a Lavaria do Penoso, e no final de cada dia apresentar um relatório correspondente).
Gasómetro de Mineiro de Cerva, devidamente restaurado.
Este amigo contou ao “Vila de Cerva” que naquela altura, quando vinham os Alemães a Cerva visitavam os escritórios da Lavaria do Penoso mas as reuniões de negócios eram feitas sempre em lugar afastado para que ninguém ouvisse as conversas. Existia um lugar especifico do outro lado do rio Lourêdo num carvalhal para as fazer. Um homem trabalhador da Azenha tinha um pequeno barco, para fazer a travessia do rio com os visitantes alemães, levava-os até esse lugar privilegiado, hoje chamado parque "Os Cervinhas", era aí nesse local que então eram efetuados os negócios, de compra e venda do volfrâmio, com eles em perfeito sigilo.
Esse mesmo barco transportava as areias provenientes da Lavaria para o outro lado do rio, eram depositadas numa elevação entre o atual parque "Os Cervinhas" e o Açude de Carvalheda (atualmente conhecida como das Casas Novas) onde aí permaneceram muitos anos armazenadas ao ar livre até mais tarde serem vendidas para a construção civil entre os anos 80 e 90.
Visitar este Museu é algo culturalmente interessante, é um orgulho histórico para a nossa Vila de Cerva e para a nosso País.
Está visitável de terça a sábado, entre as 9h30 - 13h00 e 14h30 - 18h00.
Tanto na entrada como na saída, passa.se pelo Posto de Turismo, de onde pode adquirir recordações se as desejar!
. Vila de Cerva - Boas Fest...
. Dia Nacional do Autocarav...
. IX Exposição Fotográfica ...
. Festa de Nossa Senhora de...
. Noites de Verão e Canda'F...
. Dia Internacional dos Mus...
. Prémios para Raça Bovina ...
. Vila de Cerva - Boa Pásco...
. Proclamação da Padroeira ...
. 7ª Edição da Rota do Póio...
. Vila de Cerva . Boas Fest...
. Nova Ponte Pedonal e Ampl...
. Datas do Cruzeiro da Inde...
. VIII Exposição Fotográfic...
. Preparação para a JMJ pas...
. Noites de Verão 2023 da V...